50 Anos dedicados a Arte e Ciência Oriental

{ Comente! }

Atraído pela cultura oriental desde a infância, Dr. Sohaku Bastos se tornou desde cedo praticante de artes marciais japonesas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O início de sua carreira profissional se deu como instrutor de artes marciais (Judô, Jiu Jitsu e Karate) ainda muito jovem. Seu interesse pela medicina oriental ocorreu no final dos anos 50, ao se submeter a tratamento de moxabustão indicado por seu mestre de Judô, Yano Sensei.

Praticou também capoeira com o famoso mestre Bimba, quando estava em Salvador. Disputou, posteriormente, o campeonato Juvenil de Judô, em São Paulo. Após uma contusão na perna durante o evento, submeteu-se pela primeira vez ao tratamento de Acupuntura e Shiatsu com o Prof. Murata, por indicação de Terazaki Sensei.

Com o impressionante resultado obtido com o tratamento, despertou seu interesse em estudar, como autodidata, a medicina oriental e o Budismo, já que não existiam no Brasil cursos dessa natureza. Assim, Sohaku Bastos foi ampliando seu conhecimento sobre o Oriente, em particular sobre o Japão, ao mesmo tempo que aprimorava seus saberes pelas artes e ciências milenares praticadas no Oriente. Na década de 60, tornou-se o primeiro campeão carioca e nacional de faixa-preta de Karate. Ao final da mesma década, resolve estudar a Medicina Oriental, as Artes Marciais e o Budismo no Japão.

Sua vida foi influenciada pela cultura japonesa, pelas artes marciais e, principalmente, pela medicina oriental. Tendo participado de muitas atividades científico-culturais no Japão, China, EUA e Sri Lanka, Dr. Sohaku Bastos faz parte da trajetória das artes e ciências orientais no Ocidente como poucos no mundo.

Não é possível descrever em poucas palavras sua biografia, tampouco é possível estabelecer uma delimitação entre as tantas atividades que exerceu e ainda exerce em sua vida. Tem desenvolvido diversas atividades profissionais no campo da ciência, do esporte, das artes, da filosofia, do magistério e da diplomacia, entre outras.

É desta maneira – um tanto extensa e minuciosa – que Dr. Sohaku Bastos forjou sua personalidade: complexa, profunda e incansável. Abaixo, encontra-se a biografia de Sohaku Bastos, nascido brasileiro, soteropolitano de nascimento, mas um tanto paulista e muito carioca. Construindo passo-a-passo uma história do Oriente no Ocidente.

Clique nos links abaixo e veja as fotos e comentários da biografia de Sohaku Bastos: